sábado, 27 de dezembro de 2008

Humor nos textos - Monteiro Lobato

A primeira vez que eu vi alguém escrevendo ("filosofando") sobre humor foi Monteiro Lobato em "Prefácios e Entrevistas" (Ed. Brasiliense, 1950). Este livro eu li ainda na década de 80... Monteiro Lobato tentava definir o que era humor no texto"Prefácio à Antologia de Contos Humorísticos". Para Lobato (página 12),

"Humor é a maneira imprevisível, certa e filosófica de ver as coisas".

Citação:

"Para  obter esses três simples adjetivos qualificadores, foram-me necessários 40 minutos de pensamento peripatético, desde o jardim da Aclimação, onde há um asno que zurra, até o começo da rua da Glória - 6261 passos, ou 2087 por adjetivo. Foi uma verdadeira ascensão do asno à glória, porque solvi de vez um problemazinho mental. "

Lobato, depois de passear por diversos autores (Wilde, Twain, Tchecov, Machado de Assis, entre outros) e diversas anedotas populares, tenta definir a diferença entre "graça", "espírito" e "humor". No final do texto ele completa, na página 22, que a essência do humor é a imprevisibilidade, embora os outros dois elementos (verdade e filosofia), quando presentes, aumentem a "qualidade" do humor... 

Bom, foi a partir deste texto (de 16 páginas no total) que comecei a me interessar em estudar o "como fazer humor" mais do que (ou tanto quanto) ler, ver ou ouvir coisas engraçadas... As idéias aqui não eram práticas, não me diziam "como fazer" ou como escrever de forma engraçada, mas despertaram minha curiosidade sobre o assunto... E acabaram me levando a outros autores posteriormente.

Meus textos para teatro e stand-up estão em:

www.euquefiz.com

Nenhum comentário: