sábado, 27 de dezembro de 2008

L. F. Veríssimo e a técnica para escrever humor

Uma vez eu li ou assisti, ainda na década de 80 (do século XX, se minha memória não falha), uma entrevista do Veríssimo em que ele dizia que não era um "humorista", mas um escritor que usava técnicas para criar humor nos seus textos...
 Muita modéstia para o melhor autor de humor que eu já li na vida, mas, não coincidentemente, lá por aquela época eu também havia lido um de seus contos "O Recital" (que pode ser encontrado na Internet ou, mais oficialmente, em "Comédias para se  Ler na escola", Ed. Objetiva)  em que ele afirmava que (trecho):
"Uma boa maneira de começar um conto é imaginar uma situação rigidamente formal - digamos, um recital de quarteto de cordas - e depois começar a desfiá-la, como um pulôver velho."
Veríssimo é um mestre do conto de humor e o texto é ótimo, se você não leu, o que está esperando? Vá e pegue o livro de algum sobrinho que tenha estudado, ele deve ter um exemplar! Mas, completando:
" ... É preciso instalar-se no acontecimento, como a semente da confusão, uma pequena incongruência. Algo que crie apenas um mal-estar, de início, e chegue lentamente, em etapas sucessivas, ao caos. Um morcego que pousa na cabeça do segundo violinista durante um 'pizzicato'. Não.  Melhor ainda. Entra no palco um homem carregando uma tuba."
Bom, serve para a literatura, serviria para stand-up ou para outras formas de humor? Sei lá! Eu nem sabia o que era stand-up quando li este texto! Mas minha curiosidade sobre o assunto aumentava cada vez mais...
Meus textos para teatro e stand-up estão em:
www.euquefiz.com

Nenhum comentário: