quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Sobre este meu blog...

Na verdade eu escrevia textos para teatro na minha página ( www.euquefiz.com ) e comecei a me interessar um pouco mais por humor, acabei conhecendo o stand-up pelo Youtube e resolvi criar alguns textos em 2007... Gostei do resultado e comprei vários livros sobre o assunto. Ao mesmo tempo, algumas pessoas que já faziam stand-up me contactaram pedindo textos e dicas...

- Judy Carter - The Comedy Bible (from stand-up to sitcom - the comedy writer's ultimate how-to guide) É um dos melhores dos que já comprei em relação a stand-up, mas tem um problema, é baseado nos workshops que a autora dava (ou dá, sei lá) nos EUA, então o livro parece mais uma apostila de exercícios do que um livro de verdade, mas tem ótimas dicas tanto para escrever quanto para interpretar (se é que dá para dizer assim) stand-up. Outro problema é que ela utiliza uma "fórmula" de stand-up para os textos criados que apesar de facilitar a criação achei um pouco "forçada" e que pode ficar um pouco artificial, stand-up acaba sendo para ela sempre uma repetição desta fórmula e não explica como construir uma piada (setup + punchline).

- Judy Carter - Stand-up Comedy - the book é o livro mais antigo dela, explica como se constrói as piadas de stand-up

- Greg Dean - STEP BY STEP to Stand-UP Comedy - foi o primeiro que li, talvez por isso o que gostei mais (desses dois mais voltados para o stand-up), mas não sei dizer se é melhor que o da Judy Carter. Também utiliza uma fórmula parecida para desenvolver as piadas de stand-up e vai construindo aos poucos um texto completo, mostrando como fazer isso. Simples, mas eficiente (por ter menos páginas, talvez, evita as repetições), porém não muito completo, eu diria.

- Edgar Willis - How to Be Funny on Purpose - ensina (ou tenta explicar) porque as piadas são engraçadas, não é voltado para stand-up, mas para redação de paidas propriamente ditas, com centenas de piadas (para o meu gosto é redundante, tem piadas demais e as explicações são sempre as mesmas). Lendo o livro e sua enorme coleção de piadas de exemplo é que a gente descobre que as piadas que ouvimos todo dia eram piadas velhas recontadas... Mas não deixa de ser um bom livro.

- John Vorhaus - The Comic Toolbox: How to Be Funny Even If You're Not - pra mim que escrevo esquetes e textos para teatro este foi um dos livros mais interessantes, pois tem exercícios práticos de como escrever histórias (roteiros) engraçadas, a criação de personagens, criação de situações cômicas além de uma que outra dica sobre a criação de piadas. Este livro tem um ou dois capítulos inteiros na página do autor em http://vorza.com/comic_throughline.html (que foi o que fez me interessar por comprar o livro além de outro que ainda não li sobre "criatividade" para autores: CREATIVITY RULES! A WRITER'S WORKBOOK)

- Brad Schreiber - What are You Laughing at?: How to Write Funny Screenplays, Stories, and More
Não achei muito bom, mas explica muita coisa sobre como escrever textos de humor e criação de piadas, embora perca muito tempo mostrando onde textos de humor podem ser usados e em como escrever roteiros (algo que outros livros específicos sobre roteiros fazem melhor)

- Gene Perret - The New Comedy writing step by step - é mais para escrever comédias (seriados ou esquetes) do que stand-up, mas tem sua valia

- Jerry Seinfeld - O melhor livro sobre nada - o texto desse livro são quase textos de stand-up, ele não ensina nada sobre como fazer, mas serve de inspiração para quem gosta do estilo Seinfeld.

- The Eight Characters of Comedy: A Guide to Sitcom Acting And Writing - muito bom para construção de personagens cômicos, mas não tem nada a ver com stand-up

- Writing the Romantic Comedy - apesar de ser voltado para a "comédia romântica", para quem quer escrever roteiros de "comédia pura" este é um ótimo livro, apesar de não falar muito sobre como criar humor.

(Esses são os que tenho que tem um pouco a ver com humor, tenho mais meia dúzia pelo menos, sobre escrever roteiros/filmes/teatro/livros, etc.)

Bom, descobri, lendo estes livros durante o ano de 2008 que meus textos estavam todos "errados", já que não utilizavam a fórmula consagrada de stand-up que é falar de um assunto curioso ("SETUP") e fechar com uma piada ("PUNCH") como por exemplo na piada (de Carol Leifer stand-up comic, escritora/produtora do "Seinfeld", citada por Judy Carter em seu livro):
-------------
  Setup: Sexo, quando você está casado, é como ir a un 7-eleven...[*]
  Punch: Não tem muita variedade, mas as 3 da madrugada, está sempre lá.
-------------

[*] equivalente americano ao A.M.-P.M., aquelas lojinhas de posto de gasolina que ficam abertass a noite toda

Bom, continuando, eu nunca tinha escrito (muito menos feito) stand-up, então tem de dar um desconto, na verdade eu nunca assisti (a não ser trechos pela Internet) stand-up! Meus textos como podem ser vistos lá, eram apenas situações engraçadas contadas sem os "socos" que liberam o riso...


Mas, complementado:
A idéia por trás de qualquer piada, segundo Greg Dean, é
                                       expectativa + surpresa
o "setup" cria a expectativa (parte não engraçada), o "punch" revela a surpresa (parte engraçada)

Importante: segundo Judy Carter em "The Comedy Bible" (pag 173), TOPIC RULE #2:
Não pegue assuntos esquisitos, mas tenha opiniões próprias (únicas) sobre assuntos comuns. Segundo ela, novatos freqüentemente pegam coisas esquisitas (engraçadass em si mesmas) para comentar. O correto seria pegar assuntos que todos estejam comentando e mostrar uma visão "diferente" sobre aquele assunto.

Isto é, não faça como eu, não participe da comunidade "Notícias e Manchetes Bizarras"
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=527643
(que, por sinal, é muito engraçada)

UMA COISA MUITO IMPORTANTE é que o stand-up nacional, apesar de ser "inspirado" no americano É DIFERENTE. Portanto, não se apegue tanto aos livros e teoria, pois são todos baseados nos stand-ups de sucesso, mas americanos! Estude os caras que fazem sucesso AQUI, porque é mais garantido, ao invés de simplesmente seguir cegamente conselhos de livros...


Stand-up, Monólogos e Esquetes para um Ator Único


Stand-up, Monólogos e Esquetes para um Ator Único
http://www.clubedeautores.com.br/book/5251--Standup_Monologos_e_Esquetes_para_um_Ator_Unico


Meus textos para teatro e stand-up estão em:
www.euquefiz.com

2 comentários:

Sami Ayad disse...

Eu estou no processo de ler o Step by Step do Greg Dean e estou me amarrando. Na verdade, eu meio que estou cometendo esse erro que voce comentou sobre me concentrar no stand up americano, pois nao tive contato com o brasileiro, e gostaria de saber quais voce recomendaria.
Eu vou dar uma passada no seu site, mas ja que eu quero muito aprender mais sobre o Stand Up, eu gostaria de saber se voce poderia me dar algumas dicas.

garotasexy.com.br disse...

No youtube tem sempre trechos - geralmente os melhores trechos - de shows do pessoal que já é famoso, veja sempre COMO eles fazem e um bom livro sobre stand-up nacional é o do Leo Lins: http://textosteatro.blogspot.com/2009/10/lancado-o-primeiro-livro-brasileiro-de.html