sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Responda à Altura

 Uma das coisas que admiro nas pessoas é a capacidade de responder rápido ou reagir convenientemente às situações imprevistas... Se vc é uma pessoa de cérebro privilegiado, como a Jake estrela (exemplo - leia seus posts: NÃO ME SUBESTIME e I DO I DO I DO OU SALVA PELO GONGO!) não precisa se preocupar, mas eu tenho problemas. No meu caso, também respondo rápido, só que de forma nem sempre proporcional. Sou do tipo que usa um canhão para matar um mosquito a zoar nos ouvidos (sou bom em onomatopéias: sei que mosquitos não zoam, é claro que sei que os mosquitos zombam no seu ouvido). Para pessoas normais, aconselho a treinarem suas respostas rápidas para perguntas idiotas ("você conhece o mário?") ou de duplo sentido ("você pinta como eu pinto?") com o texto Guia de Resposta Para a Geração Pikachu do www.cocadaboa.com (ou outra versão modificada como a do http://horaderelaxar.com.br/2008/11/24/guia-definitivo-contra-piadas-babacas-da-escola/).
 Existem vários grupos que se especializaram em fazer jogos com improviso, "os improváveis" é um deles (Improvável é o show da Barbixas Cia de Humor), Z.É. Zenas Emprovisadas, outro, a maioria baseado no programa "Whose Line Is It Anyway")
 Para quem quer improvisar, seja por causa do stand-up ou seja para o teatro, tenho uns links legais na minha página em http://www.euquefiz.com/faq.htm sobre exercícios para teatro (improviso, aquecimento, voz e outros):

Exercícios e Jogos de Teatro
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=39884579
(Minha comunidade do Orkut)

Grupo Teatral Eclesia:
http://www.eclesia.e7.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=25&Itemid=65

Muitos exercícios interessantes, inclusive exercícios para voz:
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/arte/teatro-expressao.html

Improv Encyclopedia
http://improvencyclopedia.org/

livro completo online - em inglês
The Playbook
http://www.unexpectedproductions.org/living_playbook.htm

learnimprov.com
http://www.learnimprov.com/index.php
vários exercícios... em inglês

The Improv Wiki
http://greenlightwiki.com/improv/Exercises

"Whose Line Is It Anyway?"
http://www2.warnerbros.com/web/whoseline/index.jsp
- Veja exemplo no Youtube em: http://www.youtube.com/watch?v=6njzUHlvIo0

Bom proveito!

NÃO ME SIGA NO TWITTER! Não sou famoso, não escrevo nada interessante e não faço RT de notícias importantes @victormsantanna

Meus textos para teatro e stand-up estão em:
www.euquefiz.com
Já leu meus textos hoje?

Nenhum comentário: