sexta-feira, 30 de julho de 2010

Registrando musicas virtualmente no Brasil

http://www.musicasregistradas.com/musicasv2/crsv2/ é o link que descobri para registro de músicas. Não é gratuito (exceto para a primeira), mas tem a vantagem de permitir registro sem uma partitura... Legal, não acharam? O registro de cada música adicional custa em torno de 10 reais.
Para registro de textos não achei nada em português, mas há o site (acho que é espanhol) http://www.safecreative.org/ e é gratuito.
Vale lembrar que a lei do direito autoral (que está em atualização, você pode ajudar entrando no blog http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral, se cadastrando e opinando) atual diz que o registro é facultativo, um autor é um autor, mesmo que não tenha registrado nada, mas, por outro lado, o órgão de registros no brasil é o EDA (Escritório de Direitos Autorais, se não me engano) da Biblioteca Nacional (http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=25) e o registro custa em torno de 20 pilas, pode ser feito pelo correio.

NÃO ME SIGA NO TWITTER! Não sou famoso, não escrevo nada interessante e não faço RT de notícias importantes @victormsantanna
(meus textos para teatro e stand-up estão em: www.euquefiz.com Já conhece meus textos?)

Nenhum comentário: