sábado, 15 de outubro de 2011

Dia do professor

Meu Facebook está inundado de receitas de como ser um bom professor, então resolvi criar a minha própria. Não que eu seja um bom professor, mas pelo menos eu tenho um método. Duvida? Então olha só:



1) Chocolate - não necessariamente ao pé-da-letra, mas esteja alimentado e preparado para uma aula - trabalho é estressante, então tenha sempre algo gostoso para se carregar de energias positivas. Vale trocar o chocolate por bolachinhas ou iogurte, barrinhas de cereais ou até (argh!) frutas...
2) Água - Ah, vai ficar falando por horas e não tem algo para suavizar a atividade? Todo bom orador tem uma garrafinha ou copo d'água como companhia. Não sou bom orador, mas nos dias de aula expositiva, minha garrafinha de 7 anos atrás (recarregada no bebedouro) está lá comigo.
3) Alunos - Sem alunos não há professor, mas cerque-se dos melhores: no meu caso eu pego sempre as mais lindas e inteligentes e tento ficar em companhia dos alunos mais divertidos. A vida não é uma festa, então, pelo menos, tenha pessoas interessantes por perto, aqueles que você levaria para uma ilha deserta se precisasse. São pessoas como Liziane Chagas, Giovana Benini, Livia Fernanda, Paty Larger, Mano Behenck, Amanda Botger, Ariadne Martins, Marcelo Bitervides, Deia Rost, Hugo e Flaviane, Vera Crystina, Taiana, Camilas e Camilles, Juliana, Yasmin, Cibele, Fábio (dos correios), Si Simone (entre outras/outros alunos que aposto que vou esquecer alguém importante e já nem estou lembrando os sobrenomes de vários) que deixam a vida mais agradável. Faça sua própria lista e corra atrás destas pessoas!
4) Mais chocolate
5) Diversão - Alguns professores acham que a aula tem de ser chata. Concordo 100% (ou quase!)!!! Os alunos não estão lá para ouvir piadas ou se divertir... Se os alunos quisessem diversão, estariam num show stand-up e se você fosse realmente engraçado, estaria ganhando a vida num palco; acorde: você não é divertido... Mas ninguém disse que uma aula não precisa ser divertida PARA VOCÊ! Os alunos que F*D*M-S*, você vai ter de trabalhar todos os dias, então torne a aula divertida para você, não para eles. Provavelmente eles também gostarão mais das aulas se você estiver se divertindo e de bom humor, mas não espere milagres, eles são apenas... Alunos. Quando eu dava aula na PUC, sexto semestre, uma aula chatíssima sobre compiladores, eu encaixava um monte de trocadilhos e piadas no meio da aula e... Ninguém ria, exceto alguns alunos mais descolados do fundo da aula, que se divertiam, mas escondendo o riso, temendo a multidão de alunos sérios à frente deles. E eu, que quando não aguentava, virava para o quadro e ria escondido. Tem gente séria no mundo, azar deles, morreram (ou morrerão) de câncer aos 30 anos... As provas também podem ser divertidas na hora de corrigir, o mesmo vale para a chamada, inverta a ordem dos nomes, dê apelidos para os alunos, chame-os pelo sobrenome... Vale tudo, mas... Divirta-se no seu trabalho!
6) Mais chocolate

 Por fim, importante: não espere homenagens! Pessoas sérias são sempre as escolhidas - muito justo, afinal eles vão morrer mais cedo - mas pelo menos você estará em casa feliz da vida vendo a sessão das dez nas férias enquanto que os homenageados estarão em alguma formatura chata tendo de usar roupas ou chapéus ridículos ou coisa que o valha em um dia horrível de calor e tendo de ouvir discursos repetidos e sem sentido para você... Formatura é bom para os alunos... E olhe lá... Mas, se tudo der certo, de vez em quando, ao invés de homenagem, algum aluno passará em sua sala para te dar um abraço... Isso não é o máximo?


NÃO ME SIGA NO TWITTER! Não sou famoso, não escrevo nada interessante e não faço RT de notícias importantes @victormsantanna

(meus textos para teatro e stand-up estão em:www.textosteatro.com.br - textosteatro @ gmail.com)

deje su mensaje en español - leave your message in English - laisser votre message en français - deixe sua mensagem em português

Nenhum comentário: